sábado, 16 de março de 2013

Estágio Sensei Izumiya

 
 
Mais um estágio internacional, o 3º desta época desportiva, orientado por Sensei Seizo Izumiya (7º Dan) e realizado em Lisboa, onde a AKF esteve represntada através do seu responsável técnico Rui Filipe Brochado.
No trabalho de Kihon, Kihon-Kumité e Jiy-Ippon-Kumité o Sensei deu prioridade ao trabalho de todas as defesas básicas do Shotokan: Age-Uke, Soto-Ude-Uke, Gedan-Barai e Uchi-Ude-Uke. Chamou a atenção para a colocação da anca nas paradas, da inclinação do tronco, que não deve ser para trás e da atitude do defensor, isto é, todas as defesas devem ser realizadas com a mesma atitude de um ataque, caso contrário não se tornam eficazes. A par deste trabalho foi realizado um trabalho de movimentação de ancas em avanços e recuos, ora rodando para fora (abrindo), ora para a frente (fechando), de seguida foi acompanhado das referidas técnicas de defesa.
Relativamente ao treino de kata, foi abordada a kata "UNSU", kata essa pouco utilizada em estágios JKA, o que foi uma surpresa para todos, no sentido positivo, claro. Durante essa hora de treino, movimento a movimento, fomos corrigidos pelo Sensei e os 4 socos em cruz integrantes da kata foram um dos aspectos mais trabalhados. No salto, toda a gente (inclusive os campeões nacionais e europeus) estavam mal devido a um pormenor que passou despercebido a todos, menos ao Sensei: o movimento da cabeça, que no salto deve ser acompanhado de um olhar para cima e não para o chão, facto que ajuda em muito a elevação e o deitar o corpo no ar. 
 


 


 
 
Texto e imagens: Sensei Rui Brochado

Nenhum comentário: